Performativo

Natureza CriativaProjecto Natureza Criativa
2013
O Projeto Natureza Criativa procura relacionar um parque natural, enquanto lugar privilegiado para a conceção e para a produção artísticas, com atores, músicos, sonoplastas, bailarinos e outros criativos, assim como com a população em geral. Dirige-se, pois, a todos os interessados em visitar o Parque de Alta Vila e partilhar as suas experiências artísticas e performativas com a comunidade.
Através da interação com a população e o incentivo à criação performativa no parque, pretende-se criar uma coleção de vídeos criativos que servirá como uma forma de mostrar o parque e a sua relação com as pessoas e as artes. Terá lugar na Mostra Final uma instalação de vídeo e som que de uma forma sugestiva promoverá a imaginação e um olhar sobre o ambiente criativo que pode ser vivido no parque, relacionando o imaginário da Natureza com as artes performativas e gerando uma memória coletiva mais crítica, capaz de criar artisticamente e construir um futuro cultural multidisciplinar e consistente.
O projeto integrou o Open Call promovido pela Câmara Municipal de Águeda no âmbito do programa (Re)Habitar o Parque.

 

geo 1

Projeto Geophone
2013
O projeto, resultante da pesquisa e da exploração de vários experimentalistas sobre a Natureza enquanto objeto sonoro, é o de um encontro entre essa mesma naturalmente criativa sonoridade e a humana e artificial expressão criativa.
Toda a humana e dita “artificial” criatividade é ainda Natureza, aliás, assim como a própria Natureza é já “artística”, ou criativa, na sua evolutiva “invenção” de novas formas de vida.
Partindo-se deste princípio, o de que a ação performativa é ela própria uma ação natural e, não obstante, consciencializadora, pretende-se, através da conciliação da subjetividade da improvisação musical e da experimentação coletiva com a objetividade da conceção musical e da composição planeada, valorizar a consciência sonora da Natureza existente como meio de encontrar novas realidades sonoras, novas estruturas de composição e conceção musical, novas correntes de criação artística e novas estruturas de pensamento, cada vez mais originais, cada vez mais autênticas, e, não obstante, cada vez mais consistentes.
O projeto integrou o Open Call promovido pela Câmara Municipal de Águeda no âmbito do programa (Re)Habitar o Parque.

 

Estúdio de Artes Contemporâneas de Águeda
Programação janeiro 2010 a julho 2012
O Estúdio de Artes Contemporâneas Pauta Humana é um projeto que realiza o encontro de uma estética multidisciplinar ao serviço da divulgação de arte e de autores. A procura de uma relação interna entre o espaço disponível para as zonas de ação e as mais diversas linguagens expressivas, encerra em si, antes de mais, uma forma de produção artística. Através desta interpretação da ação enquanto ferramenta criadora é possível explorar diversas formas de conceção da arte, permitindo um vasto campo de produção para a interpretação criativa.
O Estúdio de Artes Contemporâneas funcionou em Águeda, com programação regular durante dois anos e meio e foram centenas as pessoas que neste espaço partilharam experiências criativas e momentos de lazer cultural. Por outro lado, este espaço serviu também dezenas de artistas que ali desenvolveram as suas técnicas e muitos outros que apresentaram seu trabalho ao público visitante.
Aqui fica o agradecimento a todos os que contribuíram no desenvolvimento deste modelo de comunicação para a arte.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.