Pauta Jazz 2015

Festival de Jazz

00 novo banner(1)O festival Pauta Jazz nasce em 2015 para o desenvolvimento e divulgação deste estilo de música, procurando dar especial atenção a projetos emergentes no panoramas do jazz em Portugal.

 

O Dia Internacional do Jazz é celebrado a 30 de abril. A data foi criada pela UNESCO e anunciada pelo pianista eembaixador da boa vontade da UNESCO, Herbie Hancock. Em 2012 foi celebrado pela primeira vez o Dia Internacional do Jazz. O festival Pauta Jazz junta-se a esta comemoração em 2015, que tem como objetivo relembrar a importância deste género musical e o seu contributo na promoção de diferentes culturas e povos ao longo da História.

Dia 30 Abril

concerto + Jam Session Standardsjam band
Mendes, Pellegrim e Silva
Hora: 24h00
Local: Pompeia Caffé
Encontro entre três músicos pernambucanos a residir em Portugal para frequentar o mestrado e doutoramento em Música pela Universidade de Aveiro. Miguel Mendes atua em diversos projetos musicais em Pernambuco e trabalha com produção de bandas sonoras, tendo recebido o Prémio APACEPE de Teatro de 2012 pela peça “Duas Mulheres em Preto e Branco”. O saxofonista Leonardo Pellegrim, desenvolve trabalhos sobre a linguagem criativa/composicional da Escola Jabour & Hermeto Pascoal, é co-fundador da Orquestra Experimental de Frevo, grupo pioneiro do género em universidades de todo o mundo e do Lab. BigBand da qual é diretor musical e regente. Márcio Silva atualmente trabalha com vários artistas e grupos de música popular em turnês e festivais por todo o mundo sendo integrante dos grupos Saracotia, Circular Caxangá, Nebulosa Quinteto e Fim de Feira.

 

 

12068912_1625023064434579_5222519190268164563_oDia 25 Setembro

concerto
Marco Figueiredo Trio
Hora: 21h30
Local: Cine-Teatro S. Pedro, Águeda

O pianista Sertaginense Marco Figueiredo, apresenta “Triologia”, o seu terceiro álbum em nome próprio. Para este registo discográfico, o pianista convidou dois músicos com quem trabalha há alguns anos, José Carlos Barbosa no contrabaixo e o baterista Marcos Cavaleiro. Um projeto que vive da musicalidade destes tres magnificos musicos de jazz, mas principalmente da cumplicidade que criam na forma como fundem os seus instrumentos num propósito único.

 

Dia 25 Setembro
Instalação Performativa
Radio jazz | Rui veiga + Coletivo Nora
Hora: tare
Local: Jardim da Venda Nova, Águeda

Este é um conceito de instalação e rádio ao ar livre que procura relacionar o jazz com os espaços do quotidiano, e por outro lado levar a rádio para a rua através da instalação de uma emissão performativa. Uma atividade onde o publico toma contacto de uma forma informal e simultaneamente mais natural com este género musical num programa de rádio dedicado à historia do jazz e aos seus mais reconhecidos criadores.

 

Ficha Técnica:
Organização
Pauta Humana
Câmara Municipal de Águeda
Direção Artística & Produção
Rui Veiga
Bruno Pinho
Ilustração e Design:
Joana Mendes
Rui Veiga
Luz
Paulo Brites
Som
José Tavares
Gonçalo Abade
Fotografia
Mário Abreu
David Gama
Luís Ala
Ester Nogueira
Vídeo
Pedro Guerra
Assistente de Produção
Luís Formiga
Assistente de Sala
Marta Branco
Comunicação
Catarina Tavares
Maria Inês Santos
Equipamentos
LAAC
d’Orfeu
Johnny 101
Pompeia Caffé
Judiarias
Miguel Carvalho
Ricardo Oliveira

 

Apoios:

apoios

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.