Pauta Jazz 2016

O Festival Pauta Jazz regressou à cidade de Águeda  no dia 30 de Abril, 2016, com dois concertos únicos e um conjunto de atividade que integram ao evento. Com o objetivo de promover cada vez mais bons momentos de jazz e um evento cada vez com mais qualidade, o festival centra-se na divulgação de projetos emergentes na cena jazz e procura gerar um conjunto de atividades para a divulgação do jazz e das experiências com a musica improvisada. Para além dos concertos de sala o festival destaca-se por integrar uma programação de ações didáticas e jam sessions.

O Dia Internacional do Jazz é celebrado a 30 de Abril. A data foi criada pela UNESCO e anunciada pelo pianista e embaixador da boa vontade da UNESCO, Herbie Hancock.

imprensa vídeo

 

Bruno Pinho Quarteto  .  21h30
Tilt’ é o nome que o guitarrista Bruno Pinho escolhe para o título do seu primeiro trabalho como autor de temas originais. Ao lado de três músicos de referência no panorama nacional, as composição ganham uma forma de vida orgânica, que faz da música deste quarteto uma procura entre o equilíbrio e a tensão dramática numa sonoridade com sotaque de jazz.

 

Pauta Jazz 16
Bruno Pinho – Guitarra
Miguel Calhaz – Contrabaixo
Brian Carvalho – Trompete
Francisco Cardoso – Bateria

Mariana Vergueiro Quinteto  .  22h30
‘Morning Rain’ que é o titulo é o disco de estreia de Mariana Vergueiro, cantora emergente no panorama nacional, que assina os seis temas originais do disco e o arranjo de um standard. Tendo como base formal o jazz, pela sua formação académica, mas com a influência de outros universos como os da música alternativa e indie, ‘Morning Rain’ descreve a forte cumplicidade partilhada pelos cinco músicos, a simplicidade das palavras, e os contrastes entre leveza e intensidade, entre outras notas presentes na maneira sincera de comunicar. Este trabalho conta como o 20º disco com Carimbo Porta-Jazz e integra a lista dos Melhores de 2015 por Gonçalo Falcão (Jazz.pt)

Pauta Jazz16
Mariana Vergueiro – Voz
Bruno Macedo – Guitarra
Pedro Neves – Piano
Nuno Campos – Contrabaixo
Nuno Oliveira – Bateria

Atividades 22 . 26 . 27 . 29 . 30

Jazz à Tarde
Jazz à Tarde é o titulo da sessão de abertura do festival que conta com a apresentação do evento no programa “Chá das Cinco”,programa de rádio transmitido em direto  a partir do hotel Moliceiro em Aveiro por Maria Inês Santos  na frequência da Radio Terra Nova. Para além da apresentação do festival o programa terá a participação de músicos que estarão presente no dia 30 de Abril no palco Pauta Jazz.

Open Combo
Open Combo é o nome de um concerto de formação com alunos da OMA (Oficina de Musica de Aveiro), que apresentam uma performance inspirados nos temas de compositores  e músicos de jazz  como Miles Davis, Herbie Hancock, Charlie Parker e outros grandes nomes no jazz. André Domingues na guitarra, Eduardo Arsénio no piano, Filipe Inocêncio na bateria.

Clube de Jazz
O Clube de Jazz é uma atividade lúdica e pedagógica onde os participantes interagem de forma descontraída, trocando experiências, curiosidades, ouvindo e praticando jazz e a improvisação. Orientada por ZéTó Rodrigues.

Jam Session
Uma sessão de musica jazz onde o palco está aberto aos músicos de jazz num momento de partilha musical e performativa. Jazz em tempo real, improvisação e novas sonoridades e olhares sobre jazz standards.

Programa 22 . 26 . 27 . 29 . 30

Jazz à Tarde
“Chá das Cinco”- Programa de Rádio Sexta 22 | 17h30 Local: Hotel Moliceiro, Aveiro
Open Combo Terça 26 | 19h00 Local: OMA, Aveiro
Clube de Jazz Quarta 27 | 11h00 Local: OMA, Aveiro
Jam Session  Sexta 29 | 21h30 Local: OMA, Aveiro

Sábado 30 Local: Cineteatro S. Pedro,Águeda
Bruno Pinho quarteto
Mariana Vergueiro quinteto

Ficha Técnica:
Organização Pauta Humana e Câmara Municipal de Águeda
Direção Artística & Produção Bruno Pinho e Rui Veiga
Assistente de Produção Joana Moreira
Comunicação Catarina Tavares e Diana Castilho
Design David Gama
Luz Paulo Brites
Som João Tavares
Áudio Maria Inês Santos 
Fotografia
Ricardo Oliveira e Teresa Rodrigues
Vídeo Ricardo Oliveira e David Gama

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.